Rural Tourism Azores * Landwirtschaftlicher Tourismus Azoren * Turismo Rural nos Açores * Turismo rural en las Azores * Tourisme rural des Açores * Agriturismo alle Azzorre


 

 

 

Pico do Refúgio

Ilha de São Miguel - Ribeira Grande - Rabo de Peixe

 

Site: www.picodorefugio.com

Situado na costa Norte da Ilha de São Miguel, nos Açores, o Pico do Refúgio é uma quinta que data do início do século XVII. Ao longo de trezentos anos, foi utilizado, entre outros, como forte de milícias, casa de artistas, quinta de laranjais e fábrica de chá. Agora abre as suas portas como Pico do Refúgio – Casas de Campo, para que possa desfrutar da harmonia entra a Natureza, a Arte, a História e o Mar.

Situado a Sul na Vila de Rabo de Peixe, o Pico do Refúgio encontra-se a 15 minutos de carro do aeroporto de Ponta Delgada. Junto ao principal eixo rodoviário da ilha, a sua localização é previlegiada no acesso a zonas comerciais e serviços públicos, tal como na sua posição central em relação aos itinerários turísticos da ilha.

A edificação do Pico do Refúgio terá tido início entre os Séc. XVI e XVII. No entanto, a autorização para a construção da sua ermida é o documento oficial mais antigo que se conhece, datando da década 1750. A sua localização e estrutura fortificada tiveram um papel importante na vigilância da costa contra corsários e, mais tarde, nas lutas liberais, como forte de milícias.

Entre outros, cultivou-se a laranja e o chá, onde ainda existe a antiga fábrica “Ataíde”. Foi casa de campo do pintor e escritor Luis Bernardo Ataíde tal como, mais tarde, residência e fonte de inspiração da escultora Luísa Constantina.

As obras de recuperação ocorreram entre Outubro de 2005 e Agosto de 2008. O projecto consistiu na remodelação das infra-estruturas da quinta, incluindo a antiga fábrica de chá, para alojamento, escola de mergulho com piscina, e espaços comuns multi-usos.

Foram criados oito apartamentos T1, com áreas compreendidas entre os 55 e 110 m2. Todos os apartamentos dispõem de televisão por cabo e kitchenette. Existe também uma lounge com serviço de TV, telefone, fax, fotocópia, internet wireless e uma sala de reuniões com projecção de video. Toda a intervenção teve em conta a preservação da traça exterior e a função original de cada edifício.

Um dos nossos apartamentos foi concebido para hóspedes com mobilidade condicionada.

Os hóspedes poderão desfrutar de 20 hectares, parte dos quais estão inseridos em reserva ecológica regional. Podem interagir com a vida quotidiana do meio agrícola, incluindo a produção de compotas caseiras desde o cultivo dos próprios frutos, passear a pé, observar aves (incluindo casas-ninho) e utilizar a piscina.

A escola e centro de mergulho oferecem um serviço integrado de alojamento e actividades subaquáticas, incluindo aprendizagem com programas e instrutores da P.A.D.I. (Professional Association of Diving Intructors).

Para os amantes do surf, a localização não podia ser melhor! Entre muitos locais famosos entre os praticantes, o Pico do Refúgio fica situado a cinco minutos da Praia de Santa Bárbara, onde se realiza anualmente o campeonato nacional de surf.

 

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

 

 

 

')