Casa d' Alfaias
Zurück zu Häuser
Casa d' Alfaias
Kontakt

Besitzer

Maria Manuela Nascimento Cabral Melo

Telefon

296629579
919819370
917862728
Rua Margarida de Chaves, 129 9500-088 Ponta Delgada

Snail mail address

Teilen Sie diese Haus
Reservierungsanfrage

Casa d' Alfaias

São Miguel Insel - Nordeste - Lomba da Fazenda


Esta casa, foi no inicio deste Século ( XX ) uma moradia!

Era então constituída por apenas duas dependências onde os seus proprietários viveram e constituíram família

Por volta do ano de 1940, já sem moradores, foi adquirida em conjunto corn os terrenos adjacentes, tendo a partir desta data, passado a ser utilizada como de apoio moradia, entretanto construída, que lhe é contigua .

Por este motivo, passou a ser utilizada como suporte da actividade agrícola que nesse tempo era comum neste concelho, nomeadamente a cultura do milho, trigo, batata, feijão, etc e também como adega que os novos proprietários entretanto detinham como uma das suas outras actividades.

De igual modo, era aqui que se procedia á Festa da matança do porco ( alimento fundamental e imprescindível para o ano, nessa altura, em cada família da terra ) e dai que esteja mantida a cozinha tal coma era e alguns dos seus apetrechos condizentes com essa actividade. 0 forno, ainda hoje com total disponibilidade para ser utilizado, foi durante muitos anos obrigatoriamente utilizado na cosedura de pão de milho, trigo e de massa ( esta só nas Festas ) sendo por isso um elemento fundamental para subsistência das famílias até pouco mais de duas décadas.

Após a sua aquisição, e devido á actividade dos seus novos proprietários sofreu ampliação em mais uma dependência e assim se manteve até há poucos anos.

Com efeito, sempre que nos foi possível e de alguma forma rentável, quisemos manter a sua traça e utilização, mas por razões de ordem profissional e de novas lufadas de ar que, entretanto, ocorreram nos costumes das gentes por força da evolução que os tempos sempre trazem, fomos forçados a abandonar a pequena actividade agrícola que teimosamente durante alguns anos ainda mantivemos, pois que a procura ( legitima ) de melhores condições de vida dos residentes na localidade, nomeadamente com a explosão da actividade agro-pecuária, culminou com o abandono da actividade agrícola tradicional de tal forma que ainda hoje só a muito custo se consegue trabalhador para trabalhos da terra.

Não é possível, jamais, vêr-se nesta e noutras terras, abundantes manchas verdejantes de milho ou de trigo ou de beterraba ou de tremoço ou de batata, etc. Vê-se, isso sim, de verde, as terras cobertas de erva adentro portas, para sustento de gado que é mais rentável e tem trazido melhores condições de vida.

Não podia esta moradia resistir a tão profundas transformações.

No ano de 1995 decide-se que esta moradia pode ser aproveitada para outras utilizações, em concreto para habitação temporal, onde as pessoas possam sentir-se bem. É assim que se lha reformula para as condições actuais fazendo questão de, manter a sua traça original e tudo o que de antigo possui, inclusive alguns apetrechos de laboração e de conservação, ainda até há bem pouco tempo quotidianamente aproveitados na vida das famílias.


 
Preise/Beiwerk Galerie Video Karte