Os Açores
Descubra as Nove Ilhas

Notícias

Casas Açorianas na Tomada de Posse da Federação Portuguesa de Turismo Rural
Decorreu hoje, dia 13 de dezembro de 2013, a Tomad ...
Mensagem do Presidente das Casas Açorianas alusiva ao Dia Mundial do Turismo 2013
No âmbito do Dia Mundial do Turismo, dia 27 de Se ...
Corvo

Corvo


A paisagem corvina é caracterizada por muros de pedra escura que segmentam as propriedades. Numerosos "palheiros" de basalto, utilizados para guardar as ferramentas de trabalho agrícola e a forragem, aumentam a mancha de cor que terá dado origem a denominação de "ilha preta" atribuída ao Corvo. A paisagem apresenta pouca densidade florestal, avistando-se exemplares de cedros e zimbros. Nos campos, o verde das pastagens mistura-se com os matizes das plantações cerealíferas.
 

Galeria Fotográfica

 

Descrição geográfica

A menor ilha dos Açores tem 6,3 quilómetros de comprimento e 4 quilómetros de largura máxima. A superfície ovalada corresponde a 17,12 km2, sendo habitada por 488 residentes (dados de 2008). Está situada a 31º 05 de longitude oeste e 39º 40' de latitude norte. Os 720 metros do morro Estreitinho representam o ponto mais alto do Corvo, dominado pela cratera do Caldeirão.


O que visitar

Caldeirão

Esta cratera tem mais de dois quilómetros de perímetro. O musgo verdejante cobre as suas paredes rochosas, de cor cinzenta escura. Duas lagoas abrem-se no Caldeirão. A paisagem silenciosa simboliza adequadamente este ponto remoto da Europa.


Arribas

A costa nordeste do Corvo é marcada por arribas que se elevam a centenas de metros para depois mergulharem de forma abrupta no azul oceânico. É realmente emocionante observar o rebordo da ilha a partir dos miradouros terrestres ou de um barco no mar. As minúsculas baías, os ilhéus e os recifes tornam única a paisagem do Corvo.


Moinhos

Junto à Ponta Negra, perto da Vila do Corvo, pequenos moinhos de vento, de tronco cónico, enfeitam a beira-mar, pontuado de branco o horizonte. Um mecanismo faz rodar a cúpula de madeira, de modo a que a vela acompanhe a direcção do vento. São exemplos vivos da importância que a produção de trigo e milho teve e ainda tem na ilha.


O que fazer

Mergulho
Pesca subaquática
Observação de aves
Passeios de barco
Passeios pedestres
BTT


Festividades

Festa do Espírito Santo
Nossa Senhora dos Milagres
Festival dos Moinhos