Aldeia da Cuada
Turismo em Espaço Rural

NOTÍCIAS


Açores, nomeado para Melhor Destino Europeu 2016!

Os Açores estão nomeados pela European Consumer’s Choice para Melhor Destino Europeu 2016!
A SATA, a única companhia aérea a ligar diariamente todas as ilhas do arquipélago, alia-se a esta eleição que traz grande visibilidade mediática e contribui para o aumento do turismo do destino vencedor.
Por entre os vinte candidatos como Paris, Roma, Viena, Barcelona ou Amesterdão, os Açores são o único destino português na eleição.
Faça com que os Açores sejam oficialmente o melhor destino europeu do ano, deixando o seu voto até 10 de fevereiro!


Taste in Adegas “mostra o que de melhor se faz” no Pico

O Diretor Regional do Ambiente destacou hoje a relevância de iniciativas como o II Taste in Adegas, um roteiro de divulgação dos vinhos do Pico, para a promoção da importância da “cultura da vinha” e do seu património.

Na abertura do evento, associado ao programa de comemorações do 10.º aniversário da Classificação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico como Património Mundial, o Diretor Regional do Ambiente salientou a importância de mostrar aos visitantes "o que de melhor se faz do ponto de vista gastronómico e da produção vitícola", especialmente quando isso acontece "no local onde esses produtos, ao longo dos tempos e de geração para geração, foram sendo provados e usufruídos, precisamente, nas adegas”.

“As adegas são e sempre foram a sala de visita do picaroto. Convidam-se aqueles que nos visitam para vir às adegas e não à nossa casa e é aí que desfrutam do vinho, das aguardentes e dos petiscos”, frisou Hernâni Jorge.

O Taste in Adegas é organizado pela Adeliaçor, em parceria com a Escola de Formação Turística e Hoteleira e o apoio do Governo dos Açores. 


Vender chá aos Chineses: novo mercado turístico para os Açores

No meio do Atlântico, onde as placas tectónicas americanas, europeias e africanas se encontram, podemos encontrar as únicas plantações de chá da Europa. A Fábrica de Chá Gorreana, que hoje produz 40 toneladas de chá em dos campos mesmo ao lado do mar, iniciou-se com a ajuda de especialistas chineses de Macau em 1883, na ilha de São Miguel.

Aberta à visita de turistas, a fábrica foi identificada como uma das possíveis atrações para os viajantes chineses que procuram destinos novos e exóticos. Um palácio no meio de um extenso jardim com árvores centenárias e outras plantas de todos os cantos do mundo certamente se qualifica como uma atração para os chineses ansiosos por experimentar uma atmosfera de nobreza combinada com uma boa hospitalidade e bela natureza.

A possibilidade de fazer observação de baleias durante todo o ano, as temperaturas que nunca caem abaixo dos 10ºC, bem como a singularidade deste grupo de nove ilhas quase a meio caminho entre a Europa e a América, acessíveis com um visto Schengen UE, deveria ajudar a atrair turistas chineses.


Açores considerado o Melhor Destino Sustentável 2014/2015

O Prémio de Platinum Quality Coast 2014/2015 foi atribuído ao arquipélago dos Açores.

A Quality Coast, o maior programa de certificação do mundo, identificou vários destinos que preenchem os requisitos relativamente ao turismo sustentável, estreando a primeira edição do prémio.

Os Açores mantiveram a sua impressionante trajectória de desenvolvimento no que diz respeito à sustentabilidade, tendo sido já nomeado para Destino Turístico Sustentável Nº1 pela Costa Qualidade em 2013/2014.

Foram apontados como principais aspectos para a eleição do arquipélago como o mais sustentável as áreas costeiras, a natureza, a água limpa, a vida marinha, hotéis, comunidade/identidade, paisagem, meio ambiente, cultura, bandeiras azuis e fatores sócio-económicos.

O arquipélago vulcânico tem vários patrimónios naturais, entre os quais a Reserva da Biosfera da UNESCO. Tem também um rico ecossistema marinho protegido com animais como peixes, golfinhos, tartarugas marinhas, baleias cachalotes, grandes baleias e corais de águas frias.

É de relembrar ainda que, em 2013, a UNESCO certificou o arquipélago dos Açores como um Geoparque Europeu, com oferta de mergulho bem regulado, trilhas de bicicleta, 33 praias com bandeira azul e caminhadas.