Rural Tourism Azores * Landwirtschaftlicher Tourismus Azoren * Turismo Rural nos Açores * Turismo rural en las Azores * Tourisme rural des Açores * Agriturismo alle Azzorre


 

 

 

 

Faial

Faial

A cénica baía por onde se espraia o casario branco da cidade; o ondular suave dos montes que sobem lentamente, quase até às nuvens; o verde sempre presente, interrompido pelas largas pinceladas azuis das hortênsias: estes são alguns dos encantos do Faial, uma ilha dos Açores onde a paisagem parece abraçar quem chega, e deixá-lo partir com invariável saudade.
Contudo, o Faial é também o colorido dos muitos iates que fazem da Horta o seu porto de escala na travessia do Atlântico, a paisagem desnuda do vulcão dos Capelinhos, o círculo de uma profunda cratera revestida pela vegetação endémica da ilha… e é, sobretudo, o mais deslumbrante miradouro natural para apreciar a vizinha ilha do Pico, e toda a majestade do enorme cone vulcânico nascido do fundo do mar.


Descrição geográfica

A ilha está localizada entre 38º e 33" de latitude Norte e 28º e 38" de longitude Oeste.
Tem a forma de um pentágono irregular, e uma área de 173,42 km2 (21 km de comprimento e 14 km de largura máxima). Dominada pelo cone vulcânico da Caldeira, que se espraia em declives suaves interrompidos por formações vulcânicas secundárias, a ilha tem a sua altitude máxima no Cabeço Gordo, com 1.043 m.

O que visitar

Vulcão dos Capelinhos

Após a erupção vulcânica de 1957/58, no extremo ocidental da ilha (freguesia do Capelo), a superfície do Faial ficou aumentada em cerca de 2,4 km2.

Caldeira

Cone vulcânico que domina a ilha. No cume, ampla e funda cratera de 1.450m de diâmetro e 400m de profundidade, revestida de cedros, zimbros, faias, fetos e musgos, parte dos quais são significativos exemplares da vegetação primitiva desta ilha açoriana.

Marina da Horta

Inaugurada a 3 de Junho de 1986, é a primeira marina construída nos Açores. Para além de ser o espaço que alberga aqueles que cruzam o Atlântico por mar, as suas paredes apresentam um colorido diferente, fruto da imaginação e do engenho de todos os navegadores que por ali passam e deixam a sua lembrança.

O que fazer

Observação de cetáceos
Mergulho
Passeios de barco a motor e à vela
Pesca desportiva
Passeios pedestres
Passeios a cavalo
Scooters, BTT e moto4
Parapente e ultra-light

Festividades

Festa do Espírito Santo
Festa de S. João
Festas da Nossa Senhora das Angústias
Semana do Mar