Os Açores
Descubra as Nove Ilhas

Notícias

Açores considerado o Melhor Destino Sustentável 2014/2015
O Prémio de Platinum Quality Coast 2014/2015 foi ...
Casas na Graciosa
Moinho de Pedra
Santa Cruz da Graciosa
Quinta dos Frutos
Santa Cruz da Graciosa

Graciosa

Graciosa

O ondular suave dos montes emoldurados pelo azul do mar, os muros de basalto negro por onde irrompe o verde viçoso das videiras, as silhuetas brancas dos moinhos avivadas pelo vermelho das cúpulas pontiagudas… todas pinceladas na aguarela viva que é a Graciosa, tornada ainda mais bucólica por uma vivência marcada por uma grande tranquilidade.
A ilha da Graciosa é também a oportunidade de descer ao interior de um vulcão, admirar um precioso testemunho da arte da Renascença ou mergulhar por entre o arco-íris da fauna e da flora submarina. Vale a pena descobrir os muitos encantos de uma pequena ilha que bem merece o nome com que foi batizada!



Galeria Fotográfica

 

Descrição geográfica

Estando situada a 28º 05"de longitude Oeste e 39º 05" da latitude Norte, de forma oval, a Graciosa tem 61,66 km2 de superfície, com 12,5 km de comprimento e 8,5 km de largura máxima. Pouco montanhosa, plana e baixa nas áreas norte e nordeste, eleva-se lentamente até à altitude de 398 m no Pico Timão.


O que visitar

Vila de Santa Cruz

Local agradável devido à cuidada distribuição do seu casario, faz-nos quase recuar no tempo. No centro da vila existem 2 tanques de água que no passado serviam para os animais; neles se reflectem as araucárias, constituindo um conjunto agradável.


Caldeira

Na parte oriental da ilha, a Caldeira oferece condições de lazer particularmente favoráveis, quer pelo largo panorama desfrutado do seu exterior, quer pela beleza, aconchego e sossego encerrados na vasta cratera que constitui o interior da reserva. Aqui se encontra a furna do Enxofre, fenómeno vulcanológico raro, geologicamente único no mundo.


O que fazer

Mergulho
Passeios de barco a motor e à vela


Festividades

Festa do Espírito Santo
Carnaval
Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres