Rural Tourism Azores * Landwirtschaftlicher Tourismus Azoren * Turismo Rural nos Açores * Turismo rural en las Azores * Tourisme rural des Açores * Agriturismo alle Azzorre


 

 

 

 

Pico

Pico

A montanha nasce do mar e eleva-se até ultrapassar as nuvens. Em volta dela, o azul do céu e da água, e as manchas verdes das ilhas que a sua altura domina.
É assim a ilha do Pico, o cone vulcânico que a mão do homem transformou em vinhedos e pomares irrompendo entre a lava negra...


Descrição geográfica

A ilha está situada a 28º 20" de longitude Oeste e 38º 30" de latitude Norte.
Desenvolvendo-se em torno do vulcão que lhe dá o nome, e que tem 2351 metros de altitude, o Pico tem uma forma oblonga, com 42 km de comprimento e 15,2 de largura, e uma superfície total de 447 km2. Um planalto com cones vulcânicos secundários termina junto ao mar em altas falésias, enquanto a área mais baixa, a oeste, tem declives moderados.

O que visitar

Vila das Lajes

Centro de tradição baleeira, a vila das Lajes tem um conjunto de casas antigas e varandas que patenteiam um passado de opulência nos Açores. Aqui pode visitar o Museu do Baleeiro, o ex-líbris da Vila, que retrata a atividade da caça à baleia, praticada até a um passado recente.

Montanha do Pico

O majestoso vulcão domina a ilha açoriana com os seus 2.351 m de altitude, e é coroado pelo Pico Grande, cratera arredondada com cerca de 700 m de perímetro e uma profundidade que atinge os 30 m. Numa extremidade da cratera situa-se o cone vulcânico do Piquinho, ou Pico Pequeno, com cerca de 70 m de altura, de cuja base emanam fumarolas e que constitui o cume da montanha. A subida ao Pico é possível sempre que os visitantes sejam acompanhados por um guia local.

O que fazer

Observação de cetáceos
Mergulho
Passeios de barco a motor e à vela
Passeios pedestres
Montanhismo e espeleologia

Festividades

Festa do Espírito Santo
Festa de Santa Maria Madalena
Semana dos Baleeiros
Cais de Agosto
Festas do Bom Jesus Milagroso
Festa das Vindimas