Os Açores
Descubra as Nove Ilhas
Casas em Santa Maria
Casa do Norte
Vila do Porto
Casa de São Pedro
Vila do Porto
Casa do Oleiro
Vila do Porto
Santa Maria

Santa Maria


O branco imaculado das casas espalhadas pelo verde da paisagem, as escadas de gigantes cobertas de vinhedos descendo pelas arribas até ao mar, os areais extensos convidando aos prazeres do mar e do sol, o basalto retorcendo-se nas múltiplas curvas de uma espetacular fachada barroca… Estes são alguns dos atrativos de Santa Maria, que seduzem quem aprecia férias em contacto com a natureza, o bucolismo de uma vida tranquila e a hospitalidade expressa num sorriso de boas-vindas para quem visita os Açores.




Galeria Fotográfica

 

Descrição geográfica

Situada a 28º 08" de longitude Oeste e 37º 43" de latitude Norte, e recortada por baías profundas, a ilha de Santa Maria tem 97,42 km2 de superfície, com 17 km de comprimento e 9,5 km de largura máxima. A um planalto de baixa altitude segue-se uma área acidentada que tem no Pico Alto, com 590 m., a maior altitude.


O que visitar

Lugar dos Anjos

Local onde desembarcaram pela primeira vez os homens de Cristóvão Colombo. Para além da ermida que recorda estes tempos, existe também uma zona de lazer com piscina natural.


Baías da Praia, de S. Lourenço, dos Anjos e da Maia

São de relevante interesse os areais brancos que rodeiam cada uma destas baías. A baia de S. Lourenço caracteriza-se ainda pelo seu formato de gigantesca concha, composta por degraus cobertos de vinhedos com o mar ao fundo.


O que fazer

Mergulho
Montanhismo e espeleologia
Passeios de barco a motor e à vela
Pesca desportiva


Festividades

Festa do Espírito Santo
Festa das Vindimas
Festival Maré de Agosto