Rural Tourism Azores * Landwirtschaftlicher Tourismus Azoren * Turismo Rural nos Açores * Turismo rural en las Azores * Tourisme rural des Açores * Agriturismo alle Azzorre


 

 

 

 

Terceira

Terceira

Uma cidade Património Mundial, nascida do mar e para o mar, símbolo do novo mundo criado pelos descobrimentos; o colorido intenso dos «impérios» dedicados ao Espírito Santo, os muitos testemunhos de arte e de história, a aguarela viva de uma paisagem feita de muitos verdes, à qual não falta o arco-íris das flores… São estes alguns dos atrativos que fazem da Terceira uma ilha para férias diferentes e completas.
Há muito para ver e fazer na Terceira: desde uma partida de golfe a uma descida às grutas vulcânicas, da alegria e animação de uma tourada à corda ao encanto singelo da arquitetura popular, do mergulho numa piscina feita de lava e mar ao bom sabor da cozinha tradicional, cada dia passado nesta ilha açoriana vai ficar na memória de quem a visitar.


Descrição geográfica

Situada a 27ª 12" de longitude Oeste e a 38º 40" de latitude Norte, com uma forma aproximadamente elíptica, a ilha Terceira tem 381.96 km2 de superfície; tem as dimensões máximas de 29 km de comprimento e 17,5 km de largura.
Um planalto com uma saliência suave domina a parte este da ilha. A zona central é marcada pela grande e baixa cratera da Caldeira de Guilherme Moniz e pelo conjunto de elevações da Serra do Labaçal, que tem a sua maior altitude no Pico Alto (808 m).
A ocidente desenvolve-se o sistema montanhoso da vasta cratera da serra de Santa Bárbara, com o ponto que marca a altitude máxima da ilha (1.021 m).

O que visitar

Centro Histórico da Cidade de Angra Do Heroísmo

Em 1983 Angra do Heroísmo, principal centro urbano da Terceira, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. Sugere-se o passeio a pé pelo centro histórico.

Igreja Matriz da Praia da Vitória

Em termos de arquitectura religiosa destaca-se a Igreja Matriz, com pórticos ogivais e capelas manuelinas. Um exemplo de bela arquitectura civil são os Paços do Concelho que remontam ao séc. XVI. Sugere-se um passeio a pé.

Algar do Carvão

Situado no interior da Ilha Terceira, a Caldeira Guilherme Moniz corresponde a uma chaminé vulcânica não totalmente preenchida pela lava. No interior as paredes e tecto da abóbada estão cobertas com estalactites de sílica, enquanto no chão formam-se estalagmites.

Igreja de S. Sebastião

Igreja com portais góticos, guarda no seu interior uma grande pintura mural em fresco, constituída por cinco painéis representando S. Martinho, Santa Bárbara, a aparição de Jesus a Madalena, S. Sebastião e S. Joaquim e S. Ana.

Biscoitos

Zona vitivinícola importante, produz o afamado Vinho Verdelho dos Biscoitos. Sugere-se a visita ao Museu do Vinho e à zona balnear, com piscinas naturais, onde sobressai o negro das formações vulcânicas conta o azul do mar dos Açores.

O que fazer

Mergulho
Passeios de barco a motor e à vela
Scooters, BTT e moto4
Ténis
Golfe
Montanhismo e espeleologia
Parapente e ultra-light
Passeios a cavalo
Passeios aéreos
Pesca desportiva
Passeios pedestres
Passeios na Natureza em veículos automóveis

Festividades

Festa do Espírito Santo
Festa de S. João
Festas da Praia
Touradas à Corda
Festas São-joaninas
Danças de Carnaval na Terceira
Festival AngraJazz
Festival AngraRock