Rural Tourism Azores * Landwirtschaftlicher Tourismus Azoren * Turismo Rural nos Açores * Turismo rural en las Azores * Tourisme rural des Açores * Agriturismo alle Azzorre


 

 

 

 

São Miguel

São Miguel

O primeiro deslumbramento é a visão das lagoas, com a sua beleza serena e poética. Em seguida vem a paisagem feita de verde e de flores, de vastos horizontes de terra e de mar.
São Miguel tem realmente muito para oferecer: monumentos que falam de uma história de cinco séculos, a tranquilidade dos grandes espaços e o bulício das cidades, o colorido de antigas festividades e o artesanato com a autenticidade da tradição açoriana.
E ainda há os prazeres da mesa, a emoção dos desportos, a animação dos espetáculos...
Uma ilha dos Açores para férias completas.


Descrição geográfica

Estando situada a 25º 30" de longitude Oeste e 37º 50" de latitude Norte, São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, tem uma superfície de 759,41 km2, com 65 km de comprimento e 16 km de largura máxima.
Aqui localiza-se a maior cidade dos Açores, Ponta Delgada.
Esta Ilha dos Açores é composta por dois maciços vulcânicos separados por uma cordilheira central de baixa altitude.
O ponto mais alto, o Pico da Vara, com 1080m, situa-se no maciço oriental.
As grandes crateras das Sete Cidades, Fogo e Furnas apresentam maravilhosas lagoas de águas cristalinas.

O que visitar

Sete Cidades

No extremo ocidental da ilha de S. Miguel, as cores esmeralda e anil de uma lagoa lembram-nos inúmeras lendas: a dos sete bispos, ou a das sete cidades consumidas pelo fogo de sete vulcões.

Lagoa do Fogo

No centro da ilha de S. Miguel, descendo por um tapete de vegetação macia até a uma praia de areias espantosamente brancas, encontra-se uma enorme cratera. Ladeada pelo mar de um profundo azul a norte, e pelo brilho das águas a sul, esconde no fundo a longa e oval Lagoa do Fogo.

Furnas

Localidade termal de fama mundial, com uma lagoa rasgada por entre jardins e florestas que nos fazem lembrar os contos de embalar das nossas avós, povoados de génios e fadas, as Furnas oferecem flores, muitas flores, e águas, muitas águas, minerais, termais, quentes, frias, águas que se recomendam para toda e qualquer maleita, que nos rejuvenescem e consolam a alma.

Nordeste

Reino oriental do Pico da Vara, aqui se encontra a região menos conhecida, mas quiçá melhor preservada, mais florida e mais encantadora desta ilha dos Açores.

Ilhéu de Vila Franca

Situado nas proximidades da Vila Franca do Campo, é uma reserva natural que dista cerca de 1 km da costa da ilha de São Miguel, existindo transporte regular, sobretudo no Verão, para quem o queira visitar.

O que fazer

Mergulho
Montanhismo e espeleologia
Observação de cetáceos
Passeios de barco a motor e à vela
Passeios pedestres
Pesca desportiva
Passeios a cavalo
Scooters, BTT e moto4
Passeios aéreos
Parapente e ultra-light
Ténis
Golfe
Termalismo
Passeios na Natureza em veículos automóveis

Festividades

Festa do Espírito Santo
Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres
«Cavalhadas» de S. Pedro